Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LER FAZ DIFERENÇA NO MERCADO DE TRABALHO


LER FAZ DIFERENÇA NO MERCADO DE TRABALHO

Profissionais que falam bem e cometem poucos erros ao escrever têm mais chances de conquistar uma vaga

Lendo pouco, escrevendo mal e se expressando com deficiência ou muitas gírias, profissionais de qualquer nível encontrarão dificuldades de entrar ou crescer no mercado de trabalho. Problemas nesses três pilares – leitura, fala e escrita – são critérios de seleção que muitas vezes não estão explícitos, mas que podem ser usados para diferenciar, e escolher, um ou outro candidato.

Uma situação vivida pela gerente comercial da agência de recrutamento Performance, Vera Garcia, ilustra o cenário. Uma mensagem enviada por e-mail, recheada de erros de português, acendeu o alarme em um dos clientes de Vera. A empresa pediu os comprovantes de escolaridade do funcionário em questão. Para espanto de todos, o colaborador – temporário – realmente tinha curso superior, bacharelado em engenharia.

Se os documentos fossem falsos, talvez todos estivessem mais aliviados. A falcatrua seria uma explicação menos chocante para os erros de grafia do executivo:
- O ensino é muito precário e os executivos, mesmo com diploma universitário, têm dificuldade. Na escrita, é um caos – diz Vera.

O domínio de português dos trabalhadores não está mais baixo em relação a anos passados, opinam especialistas. O consenso é de que os brasileiros escrevem e falam mal como sempre, mas os crimes contra a língua estão aparecendo cada vez mais nas empresas devido à disseminação dos meios eletrônicos de comunicação.

- As pessoas erram feio. É estarrecedor – avalia Augusto Costa, diretor geral da Manpower do Brasil.

O antídoto para o problema é unânime: mais leitura. Eventos como a Feira do Livro [...] são oportunidades para quem precisa estimular o hábito, independentemente da classe econômica, idade ou profissão.

- De modo geral, a gente vê deficiências muito grandes nesta área – lamenta a professora de português da Pontifícia Universidade Católica do Estado e da Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Marisa Smith.

(Alexandre de Santi. Zero Hora, 5 nov. 2006.)


Como melhorar o português


1. Cursos
Podem ajudar a relembrar as regras, mas é importante adquirir o hábito de escrever e ler para gravar como as leis da língua são utilizadas na prática. São raros, porém, os cursos gratuitos. As secretarias estaduais de Educação e Cultura, por exemplo, não souberam indicar nenhum curso de graça no Estado.
2. Hábito de leitura
É consenso que os livros ajudam a reforçar como escrever o bom português e melhorar o raciocínio. Há muitas livrarias na cidade, mas comprar livros pode ser um costume caro. Lembre-se de que sempre é possível pegar livros emprestados ou trocar um exemplar já lido com um amigo. E o sistema estadual de bibliotecas públicas está aberto para fornecer literatura com baixo custo. O Rio Grande do Sul possui 516 bibliotecas públicas.
3. Ler (e reler) o próprio texto
Muitos candidatos são descartados das entrevistas de emprego ainda na fase de seleção porque há erros de grafia nos currículos.
- Erro de português no currículo é imperdoável – diz Augusto Costa, diretor da Manpower, agência de recrutamento.
É importante reler aquilo que foi escrito com paciência. Nesta hora, surgem dúvidas sobre como escrever uma determinada palavra ou conjugar um verbo. Buscar a resposta é um excelente método de manter vivas as regras na cabeça.
4. Saber diferenciar gírias da linguagem culta
Um importante recado para os jovens. O ambiente empresarial aceita apenas a norma culta do português. Gírias devem ser utilizadas só na conversa entre amigos. Com a popularização da linguagem simplificada da internet, muitos jovens levam os neologismos para mensagens de trabalho – e este é um erro.
Segundo os recrutadores, muitas vezes os candidatos são testados, sem perceber, levados a dizer palavras com pronúncia considerada difícil, como “problema”, para saber se o postulante conhece bem a língua portuguesa.
5. Hábito da escrita correta
O e-mail e os comunicadores instantâneos da Internet estão levando mais pessoas a utilizar a escrita diariamente. Alguns não percebem, mas escrever corretamente nestes ambientes é uma boa maneira de adquirir o costume de prestar atenção no bom português.

Fonte: Zero Hora.

domingo, 7 de novembro de 2010

BORANDÁ BRASIL





"Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é canção." Oswaldo Montenegro

Assisti ontem o espetáculo do coral da UFC. " Borandá Brasil" e gostaria de compartilhar minhas impressões com vocês. Estou morando atualmente em Aracati e apesar das imensas possibilidades, a cidade tem uma progamação cultural quase que escassa ou inexistente. De forma que, como sempre gostei desse tipo de programação, quando venho à Fortaleza, sempre volto a procurá-las. Acredito que a Arte, a cultura, tornam a vida mais bela, provocam, simplificam e ampliam nossa visão de mundo. Fugir da surpeficialidade é sempre uma opção ao lixo cultural que a mídia transmite todos os dias.
O espetáculo Boandá Brasil, direciona à uma viagem a diversos símbolos da cultura brasileira relacionados à sua formação. Vê-se claramente através do figurinos, músicas e expressões corporais, um passeio pelos elmentos étnicos que compuseram a formação do Povo Brasileiro. Branco, Negro, Índio. E após, o Brasil do interior, Brasil Caipira. Ao assistir, imediatamente relacionei o espetáculo à obra de Darcy Rieiro "O povo Brasileiro". A linguagem poética do espetáculo nos sensibiliza em relação ao processo de colonização,de exploração. Nos atenta para a resistência, bravura, beleza e influências dessas matrizes étnicas. Assim como nos volta o olhar para dentro Brasil, perceber o como essas influências tornam nossa música bela, única e multicultural.

Vale a pena assistir.

Um Abraço,

Maíra Nore

SERVIÇO

Borandá Brasil: Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. Fortaleza-CE
Dias: 03, 05, o6, 07, 10, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de novembro de 2010
Tel: (85) 34888608 www.dragaodomar.org.br